O que é eletroencefalograma?

Eletroencefalograma é um exame solicitado por um neurologista, clínico ou médico do trabalho, utilizado para avaliar a atividade elétrica do nosso cérebro. Para a Medicina do trabalho ele tem a função de descartar doenças epiléticas em exames admissionais, periódicos, demissionais.

Qual a diferença entre eletroencefalograma Clínico e Ocupacional?

1- Eletroencefalograma Clínico

Este exame é realizado para investigação e acompanhamento de doenças cerebrais em consultórios de neurologistas, clínicos gerais, em que o paciente teve queixas relacionadas ao sistema nervoso central, como epilepsia, convulsões, crise parcial complexa, ataques em que o paciente fica se debatendo.

2- Eletroencefalograma Ocupacional

Já o eletroencefalograma ocupacional é feito em trabalhadores saudáveis que irão assumir atividades de risco em empresas. Existem normatizações que indicam a necessidade desse exame para atividades de risco para o funcionário e para os demais envolvidos.

Como exemplos, podemos citar os motoristas, trabalhadores em altura com pintores, serventes, auxiliares da construção civil, pilotos de aviões.

Quais as vantagens do Eletroencefalograma Ocupacional?

Com o surgimento da medicina do trabalho, foram implementados diversos exames preventivos para preservar a saúde do trabalhador.  Para contratar e acompanhar trabalhadores que realizam atividades de risco como trabalho em altura, motoristas de ônibus, pilotos, etc. Foi regulamentada uma lei que recomenda solicitar um eletroencefalograma ocupacional para confirmar que não existe nenhuma doença cerebral que impeça o candidato a assumir um posto de trabalho de risco.

É de inteira responsabilidade do médico do trabalho avaliar constantemente o trabalhador nesta função. Jamais será permitido contratar um trabalhador que tenha algum problema mental ou cerebral  para atuar nestes ambientes de trabalho de risco pessoal e para os demais dependentes do seu serviço.

Neste momento entra o exame ocupacional com o eletroencefalograma que analisa a atividade cerebral, onde chamamos de eletroencefalograma Ocupacional. É um exame mais rápido, com uma montagem dos eletrodos mais compacta na cabeça do paciente e manobras de tempo mais rápido, dirigido para o tipo de exame preventivo.





 

  Site Map